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Indicações do Método Pilates

Os exercícios do Método Pilates são indicados para pessoas de qualquer idade e condição física. Podem ser utilizados desde a reabilitação de lesões quanto a melhora da performance de atletas, servindo também para a população em geral como um meio de alcançar a saúde plena e o bem estar físico e mental.

  • Indicações para reabilitação: Por fortalecer intensamente a região central do corpo (músculos do abdômen e costas) o método pilates é excelente para o tratamento de hérnia de disco, lombalgia, escoliose, discopatia degenerativa, dor nas costas e etc. Também é muito bom no cuidado de entorses, bursites, encurtamentos musculares e dores crônicas em geral.
  • Indicações para performance: Como é um método que trabalha o corpo como um todo, é muito indicado para o fortalecimento e tonificação de músculos fracos e alongamento das cadeias musculares encurtadas. Isso gera um melhor rendimento no atleta nas mais diversas competições.
  • Indicação para população em geral: O Pilates sempre enfatisa a respiração e concentração durante os exercícios, isso ajuda ao paciente a se conhecer melhor e se conscientizar de suas posturas e movimentos que provocam tensões e dores crônicas, principalmente em pescoço e ombros. Pilates é muito indicado para estudantes e pessoas que ficam longas jornadas em frente a um computador e/ou sob alta pressão psicológica.


Histórico do método

Joseph Hubertus Pilates (1883 - 1967), alemão, foi o inventor do Método Pilates de condicionamento físico. Joseph, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental, tornando-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Com o tempo, ele desenvolveu uma série de exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele próprio. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável, pois seus exercícios podem ser utilizados tanto para condicionamento físico quanto para reabilitação de dores e limitações do corpo.